Como Fazer Quadro De Crochê

O artesanato é num universo sem tamanho, onde técnicas novas são cada dia mais inventadas. Algumas, já milenares, são apenas aperfeiçoadas e acabam trazendo muita gente interessada em aprender tais métodos. Lembram-se quando a vóvó sentava no sfoá e ficava horas bordando uma toalha de crochê ou um casaco bem quentinho para você usar no inverno? Hoje em dia, as filhas, as netas e muitas outras bordadeiras preferem o crochê, confeccionando milhões de peças interessantes e inovadores. Uma delas são os quadros feitos com este material. Mas como será que isso é possível? Neste artigo, vocvê vai aprender a cria-los de diversas formas!

Como Fazer Quadro De Crochê

Como Fazer Quadro De Crochê

O Que é Crochê?

O crochê é uma espécie de artesanato que utiliza alguns instrumentos indispensáveis. Para produzir o tecido que é o crochê, é necessário uma agulha especial, que tem uma espécie de gancho nas pontas. O traçado do crochê se assemelha muito com o da renda ou da malha e é para produzi-lo que a agulha possui o tal gancho, que na verdade, parece bastante muito com um material usada na pesca: o anzol.

Com  um pouquinho de técnica e algum talento, o croché é um dos métodos mais simples do mundo artesanal. Para produzir roupas, cobertas, fronhas e até mesmo quadros com ele, é preciso pouco trabalho e o mai importante: quase nenhum custo adicional, já que o material para produzir o croché é bem em conta.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-1ynHZmMvrU[/youtube]

Tipos De Croché

Um dos estilos mais comuns e que geralmente os artesãos adoram é o chamado crochê tunisiano. Seu nome mais popular é tricô ou o próprio croché mesmo. Neste método, só se usa uma única agulha em formato de anzol. No gancho da agulha é onde se consegue fazer o nó e fechar os pontos do tricô.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HAoNzV98ZJI[/youtube]

A Origem Da Técnica

Na verdade, o crochê é um método milenar, muito usado na antiguidade. Com o tempo, tudo foi aperfeiçoado. A palavra crochê vem justamente dos países nórdicos e se relaciona com o termo “gancho”, se relacionando com a agulha que é utilizada para a sua confecção. O título acabou gerando outras formas de juntas pontos de um mesmo tecido na costura. O “croc”, originado na França, tem o mesmo significado do crochê, por exemplo.

Não se sabe ao certo qual a época em que o crochê surgiu no mundo. Porém, pesquisadores afirmam que o método apareceu na pré-história e muito povos utilizavam o tecido para se aquecer e produzir diversos outros produtos.  A arte em crochê conhecida como ela é atualmente surgiu por volta do século XVI. Muitos estudos feitos em cima dessa história comprovaram que, muito provavelmente, o crochê tenha surgido na Arábia e chegado facilmente até a Espanha através de rotas comerciais criadas em meio ao mar mediterrâneo.

Outros estudos, porém, desmentem a tese européia e dizem que o croché já era conhecido por algumas tribos da América do Sul.  Tais povos usavam a técnica para produzir adornos de crochê para os famosos rituais da puberdade. Na China, por outro lado, o croché era muito utilizado para fabricar bonecas. Mesmo assim  com tantos indícios, ainda não se sabe o quão antiga é a técnica de fazer crochê.

A Origem Da Técnica

A Origem Da Técnica

Do Oriente Médio Até a Europa

Mesmo que ainda não se tenha certeza de quanto tempo o crochê existe, sabe-se que ele chegou ao Oriente Médio, onde foi largamente utilizado. O crochê era dito como uma forma primitiva de bordado, muito usado na China para a confecção de alguns produtos. Por volta de 1700, a arte chegou à grande Europa e foi adotada pelos países mais ricos do continente, por ser uma técnica delicada e considerada famosa nas caixas de luxo.

No ano de 1800, o crochê começou a ser difundido para o restante do mundo ganhando outros toques mais refinados. O trabalho em crochê passou a ser utilizado em qualquer fio ou material, sempre usando os materiais necessários para a costura do mesmo. Para os melhores artesãos, tudo depende da peça a ser executada.

Peças Que Podem Ser Feitas Com Crochê

Dependendo da criatividade e da imaginação de muitos artistas, é possível fazer coisas inimagináveis com o crochê. A maioria delas se relaciona ao mundo das vestimentas ou cama, mesa e banho. Veja abaixo quais são as peças mais comuns e que podem ser produzidas apenas com alguns pontos de crochê:

  • colchas para cama
  • tapetes resistentes
  • tecidos delicados
  • roupas para o inverno ( já que o croché pode se tornar um tecido bastante quente)
  • casacos
  • fronhas para travesseiros
  • toalhas de mesa
  • jogos americanos para refeições
  • quadros

O Que São Quadros De Crochê?

Uma peça muito curiosa e produzida apenas com, crochê, além da própria tela do mesmo, são os quadros todos trabalhados com o tecido. Eles podem ser feitos em forma de mosaicos quando são muito grandes e também, podem-se utilizar poucos fios de crochê para produzir apenas um quadro pequeno.
 Você quer saber como produzir o seu próprio quadro feito em crochê, seja ele do tamanho que você desejar? Veja abaixo como cria-lo, usando todo o tipo de crochê, além de usar a criatividade para usar as mais diversas técnicas.

Como Fazer Quadro Em Crochê?

1. Material Necessário:

  • Toalha de crochê, uma unidade
  • Moldura com vidro, uma unidade
  • Papel de scrapbook ou colorido, uma folha
  • Cola, q/n
  • Pincel, uma unidade

2. Como Fazer o Quadro Com Crochê?

  • Para começar, use uma moldura muito bem pintada antes de acrescentar a sua obra em crochê. Nessa mesma moldura, cole papel colorido ou de scrapbook na moldura.
  • Por cima deste trabalho já feito, passe cole branca por cima e posteriormente, cole a toalha de crochê. Para deixar o seu crochê e o seu quadro mais protegido, use o vidro para finalizar a sua obra.
Viu como é simples. Basta ter um pouquinho de dinheiro no bolso para comprar os materiais e um pouco de paciência para produzir o crochê. Se quiser, a toalha pode ser adquirida pronta. Veja abaixo como que vai ficar:
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Croche

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Não sei muito fazer crochê, sou mais do tricô, não por não quer, mas quando pequena eu pedia para minha mãe ensinar, mas ela não tinha paciência por eu ser canhota, o que sei aprendi praticamente sozinha. Já minha mãe era crocheteira de primeira, faleceu faz pouco tempo (nem um mês), deixou várias toalhinhas de crochê novinhas, eu não sabia o que ia fazer, eis que me deparo com essa ideia maravilhosa, vou fazer um quadrinho assim e colocar em homenagem a ela na sua última morada… e outros darei de presente para as melhores amigas dela. Obrigada pela ideia.

    cida viana 30 de junho de 2013 21:49 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *