Bicos de Crochê

O crochê é um artesanato versátil, que serve não apenas para executar peças feitas inteiramente deles, como também para acrescentar um detalhe a mais em peças já existentes.

Uma das maneiras de fazer esse ‘extra’ em peças prontas são os bicos feitos em crochê: eles são em formato de “V”, repetidos, criando bicos nas pontas de cada peça, e servem para as mais variadas decorações: desde toalhas de mesa, pontas de cortinhas, até sua aplicação em panos de prato e similares.

Fazer

A escolha do tipo de bico que será aplicado em cada peça depende muito de diversos fatores: primeiro, as cores devem ser padronizadas ou harmônicas, para que não pareçam terem sido feitas com restos de linhas, ou mal feitas ou executadas. Depois, a linha do bico deve ser tão consistente quanto o tecido da peça em que será aplicada, para que o caimento e acabamento da peça não fique estranho. Tecidos leves pedem bicos leves e delicados, em modelagens menos complexas, que não irão pesar o resultado final. Já peças grandes em tecidos de contagem de fios alta, exigem bicos feitos de linhas resistentes, que não irão desgastar do tecido, nem destoar dele de maneira gritante.

Tipos

A extensão do bico também deve ser levada em consideração: a peça deve ficar proporcional, acima de tudo. No caso de uma cortina, por exemplo, os bicos terão de ser mais complexos, pesados e compridos do que um bico que seria aplicado em um pano de prato e vice-versa.

Para fazer este tipo de peça, a pessoa que irá executá-la deve ver antes a peça em que será aplicada – normalmente, os bicos são feitos diretamente presos às pontas da peça onde ficará, para que os pontos não sobrem ou faltem, e isso prejudique o efeito final de cada peça. Como em diversos outros tipos de artesanato, a execução deste tipo de arte pode virar fonte de renda – mas a pessoa que prefere esse tipo de serviço deve ter a certeza da beleza e correção de seu trabalho: por ser menor e por consequência, muito mais detalhado, os bicos feitos em crochê têm de ser trabalhados delicada e perfeitamente. Um ponto fora do lugar acaba sendo notado, já que é o detalhe que mais chamará a atenção na peça.

Peças

Algumas peças já podem ser encontradas prontas, com os bicos de crochê nelas, mas o mais comum é que as peças sejam compradas separadas, e então, se apliquem bicos de crochê à escolha da pessoa que deseja usá-las: por isso, é preferível que se contrate alguém para fazê-los, ou então faça você mesmo! Basta um pouquinho de paciência e criatividade, e suas peças de decoração ganham novo brilho com esse recurso tão delicado e bonito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Croche

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei esses croches .gostaria que vc mandasse pra mim alguns graficos de bando.desde ja agradeço.obri gada.abraços

    eroni 31 de outubro de 2011 0:14 Responder
  • eu amei nao amei nao eu adorei sao todos lindosss que lindeza um mais lindo que o outro

    bruna 7 de novembro de 2011 19:03 Responder
    • vc gostou ??? eu tambem amei sao lindos ne ???

      bruna 7 de novembro de 2011 19:05 Responder
  • adorei estas toalhinhas com bicos são lindas!! estou pegando, varios deles muinto obrigado!!são amaveis mesmo, impossivel so olhar e não tirar .abraços .

    maria da conceição 5 de dezembro de 2011 11:38 Responder
  • Adorei os biquinhos de crechê.

    Rosineide 29 de fevereiro de 2012 12:48 Responder
  • AMEI TODOS OS BICOS MANDE MAIS AMOSTRAS PARA MIM OBRIGADO.DIJ

    DIJE CARVALHO 23 de março de 2012 15:39 Responder
  • OS BICOS SAO TODOS MARAVILHOSO

    DIJE CARVALHO 23 de março de 2012 15:40 Responder
  • este bico esta muito lindo

    giseuda 15 de novembro de 2012 12:12 Responder
  • Adorei o bico decrade em amarelo, poderia e enviar a receita?

    martha tavares 15 de março de 2014 0:05 Responder
  • não consegui fazer esse bico, achei lindo, tem como mandar o gráfico. obrigada, Beth

    Beth 12 de abril de 2014 22:31 Responder
  • não consegui fazer esse bico,achei muito charmoso,tem como receber o gráfico.obrigada,Ilza.

    Ilza de Assis Costa 21 de setembro de 2014 20:20 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *