Vaso com Pintura Craquelê

O artesanato é uma fonte inesgotável de bom gosto e beleza, pois consegue transformar simples peças em verdadeiras obras de arte. A transformação é feita através do uso de diversas técnicas, algumas recentes, outras mais antigas, mas todas causam um efeito extremamente positivo nas peças produzidas. No uso de cerâmicas para a fabricação de vasos decorativos, geralmente são empregadas técnicas próprias como a Pintura Craquelê, por exemplo. A pintura craquelê, para quem não conhece, é aquela que causa um efeito na peça, como se estivesse quebrada e manchada. A técnica é muito bonita e fica perfeita em todos os tamanhos de vaso. Caso você queira tentar fazer um vaso em pintura craquelê, vai precisar de alguns materiais muito simples de encontrar:

Vaso com Pintura Craquelê

Vaso com Pintura Craquelê

– um vaso de cerâmica (no formato e tamanho que preferir);

-tinta PVA ou látex, própria para artesanato;

– tinta goma incolor, do tipo laca;

Vaso com Pintura Craquelê

Vaso com Pintura Craquelê

– glitter dourado ou prateado, dependendo da cor da tinta que for usar;

– tinta craquelê, no caso escolhemos a cor verde, mas pode ser da cor que você preferir;

– verniz incolor;

– pincel.

  • Para começar o processo de pintura, você deve passar um pano seco em todo vaso para tirar toda poeira e sujeira, senão a tinta não adere totalmente. Depois disso, basta passar com o pincel duas demãos de tinta látex branca e aguardar a secagem.
  • Enquanto seca, misture em um pote de vidro parte da goma incolor com o glitter e assim que a tinta do vaso estiver seca, use a mistura no vaso, não deixando nenhum espaço. Deixe o vaso todo dourado ou prateado, como preferir, e caso seja necessário use mais de uma demão.
  • Depois que a peça estiver seca novamente, aplique outra demão de goma incolor, mas dessa vez sozinha.
Vaso com Pintura Craquelê

Vaso com Pintura Craquelê

  • Agora, basta pegar porções generosas de tinta craquelê e aplicar sobre o vaso. Aplique o produto em toda a extensão, mas tome cuidado para não ficar indo e voltando com o pincel, senão o efeito não fica bonito.
  • Se não quiser usar o pincel para fazer o processo de craquelê, basta aplicar a tinta com a ajuda de uma esponja, só que dando batidinhas em todo o vaso. O efeito é diferente, mas também muito bonito e mais rápido.
  • Deixe secar por várias horas, pois se a peça não secar direito você perderá todo o trabalho.
  • Após todo o processo de secagem, aplique com o pincel o verniz incolor, pois ajuda a preservar o brilho da peça, conservando por mais tempo e ainda realça o efeito craquelê.
  • Agora que você já sabe como fazer a técnica, pode alterar as cores usadas e trabalhá-las em diversos tipos e tamanhos de vasos, inclusive presenteando pessoas queridas com suas criações e até mesmo vendendo em feiras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerâmica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *