Materiais Cerâmicos

A cerâmica faz parte de nossa vida desde os tempos pré-históricos. Dela foram feitas os primeiros utensílios domésticos utilizados pelo homem, centenas de milhares de anos atrás, e essa cultura permanece, por diversas razões.

Primeiramente, a cerâmica é conhecida por isolar calor e umidade, e também ser resistente a altas temperaturas. Por isso, diversos materiais utilizados em laboratórios, ou mesmo em indústrias, são feitas desse material, geralmente feitos do que se chama a “Cerâmica Avançada” ou “Cerâmica de Engenharia” – que são estes tipos de peças usados como tijolos refratários para fornos, ou peças de corte em usinas, feitas sempre do material mais puro.

As cerâmicas que usamos em nossas casas diariamente – seja em pisos, porcelanatos, lajotas, azulejos, pias, vasos sanitários, etc – são feitas do que se chama “Cerâmica Tradicional”. Para serem fabricadas, elas ainda detém as qualidades de resistência a altas temperaturas e isolamento de eletricidade e umidade, mas não têm valores tão altos quanto a Cerâmica de Engenharia.

Tijolo

Não é só na construção e indústria que as cerâmicas são usadas. Com o passar dos anos e séculos, elas deixaram de ser apenas peças fabricadas para serem úteis, e começaram a ser desenvolvidas em designs e padrões mais bonitos e elaborados, atingindo um nível de elaboração individual cada vez mais alto.

Os materiais cerâmicos são a mais perfeita combinação entre o útil e o belo – mesmo vasos sanitários ou lajotas valem tanto as suas propriedades físicas, de resistência e retenção de umidade, quanto a beleza do que está por fora – e os acabamentos evoluem a cada dia, dando mais e mais opções aos consumidores. Além da preocupação com a beleza estética, os fabricantes de produtos em materiais cerâmicos se preocupam também em aproveitar as mais altas qualidades deste material – resistência à temperatura e à compressão, alta durabilidade e pouco desgaste com o tempo – e reduzir suas qualidades negativas, como o fato de que nenhum tipo de cerâmica é muito resistente ao batidas.

Refratario

Além dos materiais a que estamos acostumados no dia a dia, a cerâmica também é usada em arte, embora seja de fabricação difícil e por isso mesmo a arte seja, de certa maneira, industrializada. É o caso de peças de consumo como pratos, xícaras, jogos de louça, painéis, murais, quadros, e outras peças de decoração feitas em materiais cerâmicos, e comumente tratadas como porcelanatos – que tem uma baixa absorção de umidade, e são mais brilhantes do que os demais tipos de cerâmica, já que são tratados com esmalte.

Artesanato

Os materiais cerâmicos são uma das manifestações mais fortes da cultura de aproveitamento de materiais na história da humanidade e tem evoluído juntamente com a sociedade humana desde os tempos da pré-história.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerâmica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *