Artesanato Com Cerâmica Plástica: Arte e Praticidade

Como todo mundo já deve ter percebido, o artesanato é uma das melhores formas de conseguir uma “graninha” no final do mês. Você não gasta muito para construir a sua peça e o seu vendedor fica feliz, por que os preços também costumam ser em conta. Como a internet chegou para agregar, existem muitos sites que vendem artesanato e você nem precisa sair de casa para comprar. Um deles é a página da Elo 7 (www.elo7.com.br), ou então a Airu (www.airu.com.br). Lá você vai encontrar roupas, objetos, acessórios, todos feitos a mão e com grande qualidade.

Cerâmica Plástica

Cerâmica Plástica

Nesses sites, muitas das peças são produzidas com a tal da cerâmica plástica. Esse material é barato e muito fácil de manusear. Por isso, a galera que ama fazer artesanato, não pensa duas vezes: usa a cerâmica plástica para criar as suas obras.

A arte em cerâmica plástica fica bem mais realista e esse é um dos pontos que fazem os clientes se apaixonarem. Qualquer objeto pode ser feito com esse material, principalmente chaveiros, anéis, colares, pingentes, entre outros. Você também pode criar diversos temas usando a cerâmica. Tem gente que prefere desenhos mais simples, mas o material também te permite criar coisas mais elaboradas.

O que é a Cerâmica Plástica?

Esse material é próprio para pessoas que já tem o hábito de construir ou dar acabamento em objetos utilizando apenas as mãos como ferramenta de trabalho. Ela é utilizada para diversos fins decorativos, principalmente para finalizar superfícies como vidros, madeiras, metais, louças e outros. A cerâmica plástica também muita usada na fabricação de objetos bem pequenos como miçangas, bolinhas, etc. Por isso, podemos dizer que a aplicabilidade do material é realmente imensa e que ela é uma verdadeira massinha de modelar.

Inspiração nossa de cada Dia

Da onde ela vem? é preciso aguçar a imaginação. Para começar a criar peças artesanais, é preciso trabalhar muito com a mente. Você pode tirar a inspiração da própria web, que contém muitas informações importantes. Um site especializado em cerâmica plástica pode ser a solução. Na página “cerâmica plástica.com”, você vai encontrar uma grande variedade de produtos para inspirar as suas futuras produções. Portanto, acesse http://www.ceramicaplastica.com/ e aproveite para massagear bem a imaginação.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_Qx-VI-8y_o[/youtube]

O que é FIMO? 

Quem está procurando informações sobre cerâmica plástica, com certeza vai encontrar a sigla FIMO. Mas o que será que querem dizer essas letras? O nome FIMO remete ao principal fabricante do material. Ele se tornou tão popular, que acabou virando o apelido mais conhecido da massa de modelar.

Outras Marcas

Mesmo com o apelido graças a FIMO, existem outras marcas que também produzem cerâmica plástica de boa qualidade. São elas: Sculpey, Cernit, Modelene, Klymt e a Poliart. Todas essas marcas possuem fábricas no Brasil. Portanto artesãos, vocês não vão ter muitos problemas para encontrar o material.

Especificações Técnicas

Quem entende um pouco de química, vai se familiarizar muito com a massa FIMO. Ela é uma espécie de polímero que resiste a água e se transforma em algo muito sólido depois de cozido, gerando uma dureza bastante resistente. Depois que se torna duro, esse polímero pode ser polido , lixado, envernizado, serrado e pintado. Por causa disso, muitos dos objetos feito com a cerâmica plástica tem grande durabilidade.

Produto de Qualidade

Produto de Qualidade

Se você quer entender o que são polímeros, entre no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADmero.

 Cuidados e Precauções 

Como todo polímero que se preze, a massa FIMO é muito tóxica. Ela é feita a base de petróleo assim como os populares plásticos e borrachas. Enquanto você trabalha em sua produção, evite tocar nos olhos ou na boca. Não coloque o material em contato com cicatrizes ou machucados. Após o trabalho, não se esqueça de lavar bem as mãos usando sabonete. Deixe a massa de modelar longe do alcance de crianças, pois a ingestão do material é bastante perigosa para a saúde.

Técnicas de Criação

Existem muitos modos de criar os seus objetos usando a cerâmica plástica. Uma delas é a chamada”MILLEFIORI”, conhecida também como Mil Flores. Essa técnica nada mais é do que a mistura de massas de cores diferentes, criando rolinhos e cortando em pequenos pedaços. Todo esse precedimento vai gerar padrões únicos. Alguns deles são: em degrade, marmorizado, espirais, etc. Após criar tudo isso, você ainda pode fazer um acabamento bem legal usando uma lixa ou verniz, o que vai deixar o objeto com aspecto de porcelana.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=88q45UF12VQ[/youtube]

Cozinhando a Massa

Calma que isso não é bolo. A cerâmica plástica também pode ser cozida. Depois de trabalhada, ela poderá ser levada ao forno com temperatura de 110° C ou 130° C, durante 30 minutos. O tempo vai depender do tamanho do objeto que está sendo criado e da marca da massa. É preciso ler as instruções do fabricante para saber o que fazer.

Esse processo é feito para que a FIMO possa endurecer e se tornar mais rígida. Mas atenção: Se o cozimento for muito demorado, poderá gerar gases tóxicos. Proteja-se com uma mascara para que você não os inale. É preciso também, arejar bem o local de trabalho e o forno logo após a retirada da massa de modelar.

Nenhum forno especial precisa ser usado, já que as temperaturas indicadas pelos fabricantes são relativamente baixas. O ideal seria mesmo utilizar somente um forno para a fabricação da FIMO.

A peça deverá ser resfriada logo após a saída do forno. Para tornar esse processo ainda mais rápido, utilize água fria e não se preocupe que você não vai estragar a sua peça.

Considerações Finais

A criação de objetos usando a cerâmica plástica requer alguns cuidados, mas nada compensa o resultado final. Os seus clientes vão ter produtos cada vez mais resistentes e com uma qualidade que só a massa FIMO pode te dar. Se inspire bastante para encontrar o desenho ideal, use e abuse da criatividade, faça os procedimentos com muito cuidado, leia e preste muita atenção nas instruções dos fabricantes e não se esqueça de finalizar a obra com acabamentos e padrões diversificados. Depois de ler esse texto, você não vai querer outra coisa. Mãos à obra, queridos artesãos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerâmica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adorei as dicas mas gostaria de saber onde encontrar a ceraamica plastica em que tipo de loja vende? em casa de material de construçao?

    daiana 13 de Março de 2014 14:07 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *