Arte e Técnicas de Pintura em Cerâmica

Pintura em Cerâmica

Materiais a serem usados:

  • 01 Vaso em cerâmica
  • 01 Tinta acrílica Acrilex nas cores preto brilhante e branco
  • 01 Base acrílica branca PVA
  • 01 Escova de dentes usada
  • 01 Pincel Tigre de n⁰ 181
  • 01 rolo de fita adesiva
  • Jornal velho
  • 01 pires
  • 01 Régua de 30 cm
  • 01 Verniz incolor vitral

Passo a passo

a) Com uma lixa não muito grossa remova todas as imperfeições do mesmo e lave-o

b) Passe sobre ele uma base branca. Ainda que vá pintá-lo de preto, esta é uma importante base para que a peça não absorva toda a tinta, deixando-a opaca e áspera.

c) Assim que estiver seco, pinte-o completamente de preto.

d) Com cuidado, rasgue uma folha de jornal. Os pedaços da mesma precisam estar retos. Caso não consiga o feito, use para tanto uma régua.

e) Use os pedaços rasgado de jornal na peça formando um V. O jornal precisa estar muito bem acertado no vaso, senão a tinta branca poderá vazar posteriormente. Preferencialmente, busque colocar a fita adesiva no máximo em cima das folhas de jornal; porém, quando necessitar juntar pedaços ao vaso, ponha primeiramente em cima de um pedaço de tecido.

Remova do tecido e faça o procedimento por até duas vezes. Isso irá diminuir a força da cola da fita, de maneira que a mesma não retire tinta demais do vaso ao ser removida.

f) Ponha um pouco de tinta e a dilua em água e , nessa misture, molhe a escova. Passe contra as cerdas um palito ou o dedo para que produza pontos de tinta sobre o vaso.

g) Assim que a pintura estiver seca, remova o jornal e a fita adesiva. Se ainda que você tenha tomado cuidado, haja retirada tinta do vaso, faça retoques.

Nisso reside a vantagem de usar a cor preta, as imperfeições não ficam evidentes demais.

h) Você acha que a pintura ainda está semelhante àquela a frio? Para proporcionar aquela aparência de cerâmica requintada e esmaltada, basta passar na peça a tinta incolor ou verniz em toda a sua extensão, e aguarde a secagem. O melhor nesse caso é fazer uso de um torno, para que se vá girando a peça enquanto se faz a aplicação do verniz.

Caso veja no vaso simplicidade demais, é possível se pintar a parte preta com algumas flores ou bambus. Mas lembre-se da máxima da cultura japonesa: menos é mais.

Técnica de Pintura Oriental

  • 01 Vaso de cerâmica com aproximadamente 18 cm de altura
  • 01 trincha de cerda macias, com 38 mm
  • 01 Pincel de cerdas duras, com nº 24
  • 01 vidro de selante de 20 ml
  • 01 base acrílica na cor verde-escuro
  • 01 pátina cera também na cor verde-escuro
  • 40 ml de laca chinesa
  • 01 copinho plástico pequeno, daqueles de café
  • 01 betume da Judéia em pasta
  • 10 gotas de fluidificador

Passo a Passo

Com o pincel nº 24, aplique em todo o vaso o selante.

Assim que o fizer, lave o pincel em água limpa. No copinho de café, misture o fluidificador com a tinta, na medida de 10 X mais tinta a água.

Usando o mesmo pincel acima, faça a aplicação da mistura em todo o vaso, tendo nessa etapa muito cuidado. Passe por uma vez e aguarde durante 15 minutos antes de passar a segunda demão. Lembre-se ainda de pintar a borda da peça.

Novamente, lave o pincel. Desta vez, faça a aplicação da pátina verde-escuro em todo o vaso. Cumpra com essa fase tendo bastante leveza na mão, somente fazendo risco na peça. Faça com que a parte de cima do vaso fique mais escura.

Remova o exagero de tinta na tampa da pátina para somente então usar no vaso.

Agora, faça a aplicação do betume de judeia em pasta, chamando mais a atenção para a parte de cima. Tenha bastante leveza na mão durante esta etapa, apenas siga como que riscando o vaso.

Agora, com a trincha, faça duas demãos usando a laca chinesa. Aguarde por aproximadamente uma hora entre uma demão e outra. O vaso estará totalmente seca após dois dias.

Técnica de Pintura – Vaso Vietnamita

  • 01 Base Acrílica nas seguintes cores: branco, preto, e vermelho óxido
  • 01 Vaso em terracota
  • 01 Tinta Maimeri Clássico a óleo no seguinte tom: azul ultramar claro
  • 01 Laca Chinesa
  • Tintas da Glaze Plaid: cobre e dourado
  • 01 Esponja marinha
  • 01 Asa de Barata – Goma Laca Indiana
  • Pincéis preferencialmente da marca Tigre nas seguintes numerações: 815-20, 141-22,  e 434-16.
  • Bandejas godê descartáveis que serão usadas para a distribuição da tinta
  • 01 Trincha com Pelo de Esquilo com numeração 2105-2″
  • 01 Lixa

Passo a passo

O primeiro passo é lixar completamente a peça para remover as possíveis imperfeições.

Usando o pincel de numeração 815-20, passe a goma laca em todo o vaso. Espere até que seque por completo.

Numa bandeja descartável despeje parte da Base Acrílica branca e somente 01 gota da base acrílica preta. Agora, usando o pincel nº 141-22, faça a mistura das cores e obterá uma tonalidade acinzentada.

Sobre a mistura acima ponha 01 gota de vermelho óxido. Depois, misture as cores das bases usando ainda o pincel 141-22.

Dê pinceladas em todo o vaso seguindo o mesmo sentido, usando o pincel citado acima.

Numa outra bandeja, coloque um pouco da Base Acrílica vermelho óxido e ponha 01 gota de Base preta. Você obterá uma cor marrom avermelhada. Molhe a esponja marinha nessa mistura e dê batidinhas de leve em determinadas partes do vaso.

Agora, despeje uma parte de Glaze dourado na bandeja e passe a dar batidinhas no vaso, mas em outras partes. Espere até que seque por completo, e manche o vaso todo usando alternadamente as três cores, podendo até mesmo sobrepor umas às outras.

Coloque uma pequena quantidade de tinta a óleo azul ultramar num godê e misture com outra pequena quantidade de Laca Chinesa. Usando o pincel 434-16, misture a tinta azul à laca chinesa e você obterá um tom transparente azulado brilhante. Junte mais laca, para que possa pintar completamente a peça.

Usando a trincha, dê uma usando a tinta azul com laca. Espere até que tudo esteja completamente seco. Se quiser, passe outra demão.

Você pode observar que em razão do azul ser transparente, se pode vislumbrar o fundo cobre, marrom e dourado, trazendo leveza à técnica.

A cerâmica é uma das muitas ações que são consideradas artesanais. Isso se dá porque a cerâmica é considerada um produto que não é administrado industrialmente, ou seja, ela é um produto que é feito à mão. E uma das formas de se fazer cerâmica artesanalmente é usando o material para fazer arte. E como se faz arte? Arte em cerâmica é possível de se fazer através de desenhos, que são feitos quando a cerâmica está para ser seca.Além disso, dá para fazer arte em cerâmica através de novos formatos de utensílios que eles podem gerar.

Um vaso de um formato completamente inusitado, por exemplo, é perfeitamente viável se feito com cerâmica de qualidade. Para fazer arte em cerâmica é preciso ter talento, portanto não é para qualquer um que queira se aventurar com isso. É um exercício da imaginação, então é preciso ser inventivo, ter espírito e saber trabalhar com as mãos.

Técnica de Pintura

A técnica de pintura em cerâmica vem ganhando cada vez mais espaço entre os métodos utilizados no artesanato.Já foi aprovado pelas pessoasque se dedicarama arte de pintura em cerâmica que é possível ganhar um bom dinheiro quando o artista consegue vender suas peças para grandes empresas ou então para indivíduos que tenham alto poder aquisitivo, pois setornam famosos por suas belas peças quando comercializam suasobras de artesanato.

Além de auxiliar financeiramente as pessoas que se dedicam à pintura em cerâmica, essa técnica vem sendo utilizada também, ainda que adaptada por alguns terapeutas ocupacionais em seus pacientes.

Seja como for a técnica de pintura em cerâmica deve ser apreendida por todos aqueles que adoram obras de artesanato. Quem quiser saber como é o passo a passo é só acessar alguns vídeos da internet que explicam tudo, como por exemplo:

Assistindo esse vídeo a pessoa terá condições de ao final realizar pelo menos algum trabalho em cerâmica.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerâmica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *