Vagonite para Iniciantes

O bordado que usa o ponto vagonite é um dos preferidos por quem está iniciando nesse trabalho pelo simples fato de ser fácil de aprender. Se você está começando a bordar e deseja começar a fazer peças com decorações diferenciadas pode contar com esse ponto que serve para fazer desenhos geométricos (embora não somente eles) e criar verdadeiras estampas.

A seguir vamos explicar um pouco mais sobre esse ponto de bordado para iniciantes e te ensinar um pouco melhor como trabalhar com ele. Uma dica para quem vai começar a se dedicar a esse tipo de bordado é usar diferentes cores de linhas para deixar o seu bordado ainda mais bonito. Aproveite que esse tipo de bordado não deixa marcas no avesso.

Dicas Para Começar o Ponto Vagonite

Trata-se de um tipo de ponto que pode feito tanto em pano específico para vagonite como em pano para ponto cruz. O primeiro passo para quem deseja centralizar o desenho no seu pano é encontrar o seu centro. Isso pode ser feito dobrando o pano ao meio e depois dobrando novamente.

Observe que ao abrir você terá a marca de uma cruz, se achar mais fácil pode marcar as dobras vincando com a ajuda do ferro. Alinhave então a forma de cruz, saiba que o ponto em que essas linhas se cruzam é o centro do tecido. Com o centro do tecido marcado será bem mais fácil começar a fazer o bordado, começaremos pelos cantos.

Bordando

O bordado deve começar a ser feito passando a linha pela trama do tecido da direita seguindo então para a esquerda. Em seguida prossiga voltando a linha da esquerda e seguindo para a direita. Observe que você deverá pegar na segunda trama do seu tecido para que ele não acabe desmanchando.

Fazendo isso teremos a linha presa e poderemos então começar a seguir as indicações que estão sendo dados pelo gráfico do seu bordado. Para arrematar você deverá fazer a mesma forma do começo e então volte com a linha. Nesse momento tudo o que precisa fazer é passar a agulha sob os grupos dos fios uniformes da trama que foi feita superficialmente, faça forma de alinhavos.

Os Motivos

Para criar os diferentes motivos do seu bordado é necessário ir mudando a carreira e criando degraus. Se desejar fazer desenhos diferentes pode fazer um risco no seu tecido, basta então contornar o desenho usando o ponto haste, quem desejar pode usar o ponto correntinha.

Bordados Geométricos

Um dos destaques quando se fala em vagonite é a criação de padrões geométricos no tecido com essa técnica. Pode ser um jeito interessante de criar verdadeiros mosaicos nos seus trabalhos com bordados. Em geral quando se quer criar um efeito de geometria com o bordado se opta pelo ponto vagonite.

Estampas

Para quem está pensando em usar esse ponto para fazer trabalhos com bordados que se pareçam com estampas é interessante entender alguns conceitos como o de módulo. Numa estampa o módulo é a unidade em que estão contidos todos os elementos que irão formar a repetição da estampa.

Com o ponto vagonite você pode criar uma estampa geométrica, pense em quais são os elementos que deseja que sejam repetidos no seu desenho/estampa e então a partir desse módulo comece a criar a repetição. Pode ser bem mais simples quando você pega o jeito, um pouco de treino é essencial.

Toalhas e Mil Possibilidades

Geralmente quando se fala desse ponto já se pensa em toalhas de banho, no entanto, existem outras possibilidades de peças para decorar com esse ponto. Lençóis, fronhas, roupões e até mesmo roupas podem ganhar um estilo bem legal usando a geometria do ponto vagonite. Tudo depende do seu objetivo, saiba que treinando e encontrando as peças certas é fácil.

Materiais

Para conseguir bons resultados com os seus bordados é interessante encontrar os melhores materiais para você, ou seja, aqueles materiais com que você se adapta. Os materiais que são bons para uma pessoa podem não ser necessariamente bons para você. Tudo depende de se familiarizar com as peças para começar a fazer trabalhos com resultados mais assertivos. Hoje em dia tem muitas lojas que trabalham com esse tipo de material e que podem oferecer excelentes opções para você começar a se dedicar ao bordado.

Aulas

Na internet você encontra várias opções de vídeos em que são ensinados diferentes tutoriais de como fazer diferentes gráficos com esse ponto. Para os iniciantes nada é mais valioso que um bom treinamento. Então tire um tempo do seu dia a dia para fazer peças pequenas para começar a pegar a prática.

Com a internet fica mais fácil estudar sem sair de casa. O bordado pode ser uma atividade muito interessante de passatempo para relaxar nos momentos mais tensos. Você poderá se distrair e ainda ter peças incríveis para quem sabe começar a vender e ter um dinheiro a mais no final do mês.

Gráficos

Para conseguir fazer diferentes tipos de desenhos nos seus bordados é fundamental contar com a ajuda dos gráficos. Basicamente são indicações de como fazer diferentes desenhos com bordados. Você tem um grande leque de possibilidades para decorar as suas peças. Procure por gráficos que atendam a demanda com que você deseja trabalhar.

Renda Extra

O bordado pode representar uma boa fonte de renda extra, basta que você comece a fazer as suas peças e saiba como vende-las. Como já dissemos o ponto vagonite pode ser usado em toalhas, roupa de cama e mesa, ou seja, para uma grande variedade de peças. Encontre bons gráficos para te ajudar e faça as suas peças terem sucesso.

O preço pelo qual você irá vender as suas peças varia bastante, tudo depende do local em que você está, qual é o preço de custo da peça enfim fatores do local em que você mora. Vale a pena fazer uma ampla pesquisa sobre esses quesitos para começar a fazer a sua produção e quem sabe encontrar uma atividade bastante lucrativa.

Uma das artes manuais mais queridas para quem curte trabalhos com as mãos é a vagonite. Este processo lembra bastante o bordado, sendo como diferente realizado com fitas e assim muito melhor porque se perder o ponto o produto é maior, mais fácil de fazer. É uma forma de trabalhar com arte gastando pouco e tendo belos resultados. O vagonite pode ser feito em toalhas de mesa, de prato, de chão, entre outras. Tudo é bem simples e prático, basta aprender o primeiro passo a passo que em breve você estará desenvolvendo sozinho.

Uma dica de vagonite para iniciantes e começar a observar tutoriais do youtube, uma forma de aprender com vídeo, como se tivesse uma professora do seu lado. Temos aqui dois vídeo bem didáticos de vagonite para iniciantes, ensinando a fazer pontos básicos com agulhas grandes. Outra dica é comprar revistas para iniciantes de bordado e artesanato em geral, que volta e meia ensinam um ponto básico do vagonite.


Categoria(s) do artigo:
Vagonite

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *