Artesanato em Ponto Cruz: Dicas Para Iniciantes

O artesanato é uma forma muito interessante de dar uma cara personalizada e única para os objetos decorativos da sua casa. Se você gosta de personalizar cada cantinho do seu lar a dica é saber como fazer artesanato em ponto cruz. Para quem ainda não está familiarizado o ponto cruz é um tipo de bordado. Dentre as técnicas mais utilizadas para bordar estão o ponto cheio e o ponto cruz.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PMAE7p74GMw[/youtube]

A História do Ponto Cruz

Uma curiosidade é que os primeiros registros históricos do ponto cruz coincidem com a pré-história. Quando o homem ainda vivia em cavernas utilizava o ponto cruz para costurar as suas vestimentas que eram feitas basicamente de pele de animal. Como ainda não existia a agulha e a linha que conhecemos hoje em dia eles usavam uma agulha de osso e como linhas tripas de animais ou mesmo fibras vegetais.

Uma confirmação dessa longa história do ponto cruz são fragmentos de linho, datados de 5000 a.C., que foram retirados de túmulos egípcios em escavações arqueológicas. Nesses fragmentos se descobriu que o ponto cruz era utilizado para cerzir peças de tecido.

Ponto Cruz na Antiguidade

O bordado foi bastante importante também na Antiguidade, os romanos inclusive citam que o bordado é a pintura feita com uma agulha. O batismo da técnica foi feito pelo babilônicos. Entretanto, existem algumas controvérsias em relação a origem do ponto cruz como conhecemos hoje.

Algumas pessoas acreditam que a origem do ponto cruz é a China e que depois foi levado para a Europa. No século XVIII pessoas de todas as camadas sociais passaram a bordar e isso contribuiu para a formação dos mostruários que facilitam a escolha dos motivos bem como das cores.

O ponto cruz é uma das técnicas de bordado mais utilizadas hoje em dia e pode ser uma boa forma de transformar as peças da sua casa. A seguir vamos lhe dar dicas de como usar esse bordado em diferentes peças.

Dicas Para Iniciantes no Ponto Cruz

A seguir vamos te dar dicas básicas para começar a fazer bordados em ponto cruz. Saiba mais sobre os materiais bem como sobre a técnica. Com paciência e dedicação é possível obter excelentes resultados, então mãos a obra.

Agulhas

Um dos materiais mais importantes do ponto cruz, boas agulhas para essa finalidade são as sem ponta de números 24 e 26. A dica é não usar agulhas grossas para tecidos que tenham trama pequena. A figura abaixo ensina como passar a linha na agulha para fazer o ponto cruz.

Ponto Cruz Básico

Para fazer o ponto cruz básico você deverá arrematar a linha no tecido. Os movimentos devem ser feitos debaixo para cima criando uma carreira de ida até o espaço que seja indicado pelo gráfico para ser bordado. Continue voltando fechando com a agulha, de cima para baixo, e assim você terá feito o ponto cruz.

Um Ponto de Cada Vez

Essa é uma dica bem importante para quem está começando a aprender a técnica do ponto cruz, faça um ponto de cada vez. Independente de estar usando linhas variadas ou mesmo fazendo pontos isolados será necessário completar um ponto por vez. A figura acima demonstra a melhor forma de fazer o ponto cruz, a linha no avesso do tecido deverá ficará na horizontal, dessa forma o avesso estará limpo.

Fique atento também para não pular mais que três ou quatro quadrados de trama para começar outro ponto. Se achar necessário corte a linha e inicie um novo ponto para que não se crie aqueles relevos no lado avesso. É importante que o avesso esteja bem limpo.

Meio Ponto (¾ de ponto e ¼ de ponto)

Esse é um ponto bastante utilizado para fazer bordado em ponto cruz, para fazê-lo saia com a agulha de um dos cantos do quadrado e prossiga fazendo o ponto normal. É necessário bordar uma carreira de ida até chegar ao local que foi indicado pelo gráfico e em seguida faça o meio ponto no quadrado de forma a fechar o sentido que estiver sendo indicado pelo gráfico.

Ponto Atrás (Contorno)

Para fazer o chamado ponto atrás que serve como contorno você deverá arrematar a linha no avesso e introduzir a agulha para o direito do tecido. Puxe a agulha um quadrado a frente do local de que ela saiu antes. Faça como está indicado na figura acima, na maioria dos casos se usa um fio de linha.

Nó Francês (Rococó)

Para fazer o nó francês será necessário arrematar a linha no avesso do tecido e passar a agulha para o lado direito do tecido. A agulha deverá ser introduzida num fio de trama, porém, não puxe a agulha. Faça duas laçadas na linha em volta da agulha e segure bem puxando a agulha. Depois de fazer isso coloque a agulha no lado avesso do tecido passando por outro fio da trama que esteja perto daquele que você introduziu.

Arremate

Trata-se de um tipo de ponto cruz bem básico que é feito passando a linha no avesso do tecido por dentro de vários pontos pela trama seguindo na diagonal. Isso faz com que o ponto fique mais seguro não se desmanchando numa eventual lavagem da peça.

Tutorial de Almofada em Ponto e Cruz

Materiais Necessários

  • Linha Reflecta nas cores que você desejar
  • Linha Cadena para as costuras
  • Linha Raiom nas cores que você desejar
  • Passamanaria na cor dourada
  • Agulha Tapestry Corrente Milward nº 24 (para bordar)
  • Agulha Darning Corrente Milward nº 9 (para as costuras)
  • Étamine Estilotex na cor creme com fios metalizados com 45 x 47 cm
  • Ponto Utilizado: ponto cruz duplo.

Como Fazer

Passo 1

O primeiro passo é escolher um gráfico de ponto para utilizar como guia para fazer a sua almofada, escolha uma opção que utilize o ponto cruz duplo. Após fazer a escolha centralize o tecido e comece a bordar de acordo com o seu gráfico. Siga o esquema do gráfico para fazer a distribuição dos motivos.

Montagem da Almofada

Passo 1

Comece pegando o tecido que foi bordado, ele será usado na frente da peça. Intercale então com a manta acrílica e o forro, costure ambos.

Passo 2

Junte a parte da frente com a de trás unindo-as de forma a deixar uma abertura na lateral para que seja colocado o enchimento.

Passo 3

Em seguida costure a peça pelo seu lado avesso e aplique a passamanaria nas extremidades da sua peça. Quando terminar o trabalho você deverá passar a peça pelo lado avesso com a ajuda de um pano úmido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ponto Cruz

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *