Como Fazer Guirlandas Com Detalhes Em Bordado Inglês

As guirlandas aparecem penduradas em portas desde que o mundo é mundo. Elas são ótimos elementos de decoração, especialmente natalinos, onde muitos detalhes podem ser acrescentados aos objetos. As guirlandas são tradicionalmente feitas com  floresfrutas e/ou ramagens entrelaçadas. Basta usar a criatividade para inventar maiores detalhes para ela.

As guirlandas também são popularmente conhecida como grinaldas, mas são utilizadas para outros fins: enfeitar as belas noivas que entram pela igreja nos grandes casamentos. Neste artigo, não vamos focar nas noivas e vamos ensinar como fazer guirlandas utilizando o método do bordado inglês, muito usado em panos de pratos, enxoval de bebês e até mesmo nas roupas do dia a dia.

Como Fazer Guirlandas Com Detalhes Em Bordado Inglês

Como Fazer Guirlandas Com Detalhes Em Bordado Inglês

Já Se Foi o Natal

Por mais que as guirlandas enfeitem o Natal de muita gente, elas não precisam se limitar a esta festa tão tradicional. O Natal já se foi, mas de tempos em tempos um bebê nasce e chega para alegrar muitas famílias. Para que se limitar a eventos natalinos se você também poe criar uma bela guirlanda para colocar na porta da maternidade, onde uma linda criança vai nascer. Este é um exemplo que pode servir para aplicar o bordado inglês que servirá para escrever o nome do novo membro da família. Logo abaixo, aprenda como fazer este enfeite super útil para alegrar a chegada do primogênito.

Passo a Passo

  1. Use uma placa de MDF e forre-a com tricoline, estampados ou não. O tecido vai servir para combinar com o resto dos ornamentos que irão compor a guirlanda para a maternidade.
  2. Compre uma bonequinha de tamanho pequeno para enfeitas a guirlanda, Se quiser, use o bordado  inglês na barra do vestido da boneca para combinar com o restante da guirlanda. Fica super bonito e delicado. A barra do vestido da bonequinha pode ser composto com o mesmo tricoline usado para cobrir a placa de MDF.
  3. Use fitas de cetim para enfeitas a guirlanda e a bonequinha.
  4. Para prender a bonce na guirlanda, use a costura com fio de nylon
  5. O sapatinho da boneca pode ser feito com feltro, um material bem barato e que serve para criar diversos detalhes da guirlanda.
  6. Laços e flores de cetim também pode ser incorporados ao vestido ou sapato da boneca.
  7. O rostinho da boneca pode ser pintado com tinta de tecido ou poderá ser utilizado um pouco de maquiagem. No cabelo, pode utilizar os fios de cetim e o famoso chanton, super delicado.
  8. Na placa, o nome da criança poderá ser bordado utilizando a técnica inglesa ao redor da plaquinha ou com tinta de tecido mesmo. Com certeza, vai nascer uma linda menina!

Para Ver As Fotos Desse Passo a Passo, Clique No Link Logo Abaixo:

http://jardimsonhos.blogspot.com.br/2012/10/guirlanda-para-porta-de-maternidade.html

Ideias Para Pendurar Guirlandas

As guirlandas podem ser colocadas em diversos lugares: janelas, puxadores de gaveta ou armário, camas, molduras de quadros ou até mesmo na parede para enfeitar. Para conferir e ter várias ideias para enfeitar a sua casa ou local de trabalho, veja as fotos do link abaixo:

http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,GF88814-16765,00-GUIRLANDAS.html#fotogaleria=10

Guirlandas Recicláveis

Quem disse que você não pode iusar a técnica elaborada do bordado inglês junto com materiais recicláveis para compor a sua guirlanda? Pode sim! Como é bom ser sustentável e criativo ao mesmo tempo… Confira abaixo o passo a passo

Material

  • Um prato largo para fazer o círculo
  • Papel cartão ou cartolina
  • Lápis
  • Cola
  • Tesoura
  • Papel em cores diversas para as folhas (papel de presente picotado ou não usado, revistas velhas, etc )
  •  Fita para dar o acabamento
  • Tecidos reutilizáveis para fazer o bordado inglês em volta da guirlanda
Passo a passo
  1. Comece fazendo o formato da sua guirlanda usando o prato em cima da cartolina ou papel de cartão. Faça do tamanho que quiser, seja ela pequena ou grande. Pode marca o centro do círculo se quiser para não se perder na hora de ir colando as folhas da guirlanda reciclável.
  2. Pegue o papel de presente picotado e vá criando os desenhos das folhas da guirlanda, fazendo diversos tamanhos e formatos se preferir.
  3. Recorte a cartolina no traço circular, lembrando que você deve recortar o interior do círculo, a fim de ter um buraco no meio do círculo, assim como uma guirlanda tradicional.
  4. Vá colando as folhas já recortadas e moldadas em volta do círculo. Não cole tudo reto, vá colocando as folhas de forma aleatória para ficar mais bonito.
  5. Use uma fita de cetim para dar o acabamento
  6. Faça o bordado inglês no tecido que quiser utilizar e que seja mais fácil para aplicar esta técnica. Quando terminar de bordar, vire o lado contrário da guirlanda e cole o tecido com o bordado virado para frente.
  7. Pronto, a sua guirlanda reciclável já estará pronta para qualquer festividade ou evento que esteja ocorrendo em sua vida, ou até mesmo apenas para decorar!

Para Ter Uma Ideia De Como o Seu Enfeite Vai Ficar, Dê Uma Olhadinha No Link Abaixo:

http://coracaobordado.blogspot.com.br/2009/11/guirlanda-com-material-reciclado.html

Tela Para Bordado Inglês

Se você ainda tem dúvida de como que é o bordado inglês, não se desespere. Confira abaixo algumas dicas:
  1. Pegue uma tela para bordar. Primeiro, tente ir fazendo o bordado inglês em toalhas e outras peças mais simples para não se atrapalhar na hora de fazer a guirlanda.
  2. Depois que já tiver a sua tela e uma toalha para iniciar o bordado, você vai ter que começar a desfiar com a ajuda de uma tesoura a 1,5 cm das bordas da toalha.
  3. Coloque uma fita na agulha de bordado com o lado brilhante virado para a direita. Depois, passe a agulha pelos três primeiros blocos desfiando sempre. Deixe uma sobra para que você consiga arrematar depois. Sempre trabalhe com a fita do lado brilhante para não ter problemas no seu bordado.

    Tela Para Bordado Inglês

    Tela Para Bordado Inglês

  4. Nas bordas e laterais que estiverem descosturadas vai ser preciso fazer um pequeno arremate para que ela não desfie e você não perca o seu trabalho por completo.

Vídeo

Para saber como fazer uma guirlanda tradicional utilizando a técnica do bordado inglês, veja o vídeo a seguir:
 [youtube]http://youtu.be/wQieLnqCXj4[/youtube]
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bordados · Tricô

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Appreciating the persistence you put into your
    blog and in depth information you offer. It’s great to come across a blog every once in a while that isn’t the same
    out of date rehashed information. Wonderful read!
    I’ve saved your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

    ocometta.com.br 3 de abril de 2013 2:35 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *