Como Bordar Com Ponto Russo

O artesanato é um passatempo maravilhoso para diversas pessoas, e pouco a pouco acaba se tornando uma grande fonte de renda. Além disso, faz com que nos tornemos mais produtivos e felizes com os resultados obtidos.

Como Bordar Com Ponto Russo

Como Bordar Com Ponto Russo

Há diversas técnicas artesanais que podem ser empregadas, principalmente os bordados que enfeitam variados tipos de peças, sendo usados inclusive na confecção de quadros, abajures, almofadas e muitos outros.

Os bordados mais comuns são aqueles feitos em ponto cruz, mas há outros que são tão perfeitos e alegres como ele, o bordado russo, por exemplo.

O ponto russo ou bordado russo, como também é conhecido, é uma técnica que é como se fosse um aplique no tecido, pois a figura desenhada fica em relevo.

A técnica é muito tradicional, e como o próprio nome diz, veio da Rússia e chegou a terras brasileiras por volta dos anos 50. Passou a ser difundida a partir das comunidades russas situadas no Paraná, no município de Ponta Grossa.

Na época, a maioria dos bordados tinha manifestação religiosa e eram feitos em roupas, além de vestuários de cama, mesa e banho.

Desenhos Para Ponto Russo

Desenhos Para Ponto Russo

Atualmente, a técnica ainda é bastante difundida na região e há diversos artesãos que mantém a tradição, inclusive exportando seus artesanatos para comunidades russas de outros países, como Estados Unidos e Canadá.

Para fazer um bonito bordado em ponto russo, você vai precisar de uma agulha própria para este tipo de artesanato, e tem que seguir algumas dicas, como manter a agulha sempre rente ao tecido, sem erguê-la muito, pois isso prejudica a beleza da peça. Além disso, o buraco da agulha tem que estar sempre voltado para frente, nunca em outra direção.

Os materiais utilizados para se começar o bordado são:

- Agulha para ponto russo, de preferência a nº 10;

- Um passa linha, indispensável, pois agiliza muito o trabalho;

- Bastidor para fixar o tecido;

- Linha para bordar, pode ser em rolo ou em meada;

- Tesoura;

- Riscos de desenhos que você quer bordar, lembrando que são somente os contornos das figuras;

- Pincel;

- Termolina, tem que ser a leitosa;

- O tecido que você vai utilizar para bordar, que pode ser qualquer um, de preferência firme como o algodão, ou ainda toalhas, panos de prato, entre outros.

Ponto Russo

Ponto Russo

Primeiro, você deve pegar o tecido, colocá-lo do lado avesso e riscar o desenho com o lápis. Então, estique o tecido no bastidor, de modo que fique bem preso e liso.

Coloque a linha na agulha com o auxílio do passa linha e comece a bordar, lembrando que deve começar do lado de fora do desenho, para depois ir preenchendo.

Não coloque uma linha muito longa na agulha, senão poderá fazer nó ou enrolar. Já para o acabamento, lembre-se de que sempre que sobrar linha, você deve cortar bem rente ao tecido.

Quando terminar o trabalho, com a ajuda do pincel, passe por cima de todo o desenho a termolina leitosa e deixe secar.

Agora você já tem um belo artesanato para enfeitar a sua casa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>