Bordado Richelieu

Quem aprecia artes manuais deve conhecer o bordado Richelieu. Trata-se de uma técnica de bordado aberto na qual desenhos de figuras, como flores e folhas, são contornados por meio de um ponto de casear. Para ligar as figuras e desenhos são utilizados palitos, elaborados em ponto de casear com picos.

De origens desconhecidas, que remonta da Idade Média, o nome “Richelieu” foi dado por causa do célebre Cardeal que integrava a corte do Rei Luís XIII da França. Na época, o religioso criou oficinas para a execução desse tipo de bordado.

A Delicadeza do Bordado Richelieu

O bordado aberto, por ser extremamente delicado, pode ser comparado com as rendas mais finas. O bordado Richelieu é utilizado preferencialmente em linhas de meadas e tecidos brancos. Por dar um aspecto requintado, esse tipo de bordado é muito utilizado, especialmente em jogos de cama e mesa, além de cortinas e, até mesmo, como detalhes de camisas femininas.

O melhor tecido para ser bordado com esta técnica é o linho panamá, que deve ser de boa qualidade. Para ficar perfeito, sua execução exige muita técnica e paciência, bem como firmeza nas mãos.

Isso acontece porque a parte onde é elaborado o desenho deve ser recortada cuidadosamente, sendo que os espaços remanescentes devem ser tecidos em linha, as chamadas “brides”, que faz a ligação entre os desenhos.

A Beleza das Peças em Bordado Richelieu

Os bordados, em geral, costumam ser muito bonitos, entretanto, o richelieu é um estilo que dá um toque todo especial para as peças. E é exatamente por isso que, desde a idade média, lençóis e toalhas de mesa bordados em richelieu eram usados apenas em ocasiões especiais, como uma lua de mel ou um banquete especial.

A grande riqueza de detalhes proporcionada pela junção do bordado com os cortes no tecido é o ponto alto das peças. Hoje em dia, por mais que existam máquinas que façam o trabalho em minutos, uma peça originalmente feita a mão é algo que não tem preço.

Obviamente, por se tratar de um tipo de bordado extremamente trabalhoso, as peças costumam ter o valor um pouco elevado. Entretanto, se não quiser gastar, poderá fazer seu próprio bordado. Se você não é uma especialista na arte do bordado, poderá começar com peças mais simples e ir aprendendo gradativamente, até conseguir fazer bordados mais elaborados.

Confira, a seguir, dicas para começar a praticar a arte do bordado richelieu. Com muita dedicação e paciência, logo você conseguirá fazer lindas peças. Uma camisa simples, por exemplo, poderá ganhar um toque todo especial com um detalhe bordado. Solte a sua imaginação e mãos à obra!

Dicas Para Fazer o Bordado Richelieu

Para se fazer o bordado Richelieu, primeiro deve-se riscar o desenho no tecido, do tipo linho panamá. Também pode ser utilizado o TNT ou entretela. Procure deixar o desenho centralizado, já que qualquer erro pode danificar a peça, e, em seguida, prenda o TNT com a ajuda de alfinetes.

O passo seguinte é alinhavar o tecido, que já deve estar com o desenho riscado sobre o papel. Em seguida, alinhava-se todo o desenho, procurando não prender o papel. Quando existir um palito, procure passar a linha para outro lado, deixando-a presa em um ponto e retornando ao ponto de partida.

Assim que concluir essa preparação, inicie a execução do ponto de casear sobre o alinhavo, procurando conservar um fio guia na parte interna. Quando você chegar aos palitos, procure reforçá-los utilizando mais dois fios de alinhavo e recobri-los com o ponto de casear, tomando o cuidado para não pegar o tecido.

Ao executar os palitos, procure conservar uma tensão regular dos fios. O fio deve ser preso, fazendo dois ou três pontos sobre o alinhavo, para isso procure evitar a troca de linha durante essa operação.

Elaborado o ponto de casear até a metade do palito, retire a agulha para fora, até que fique com ¾ de seu comprimento. Procure envolver esta ponta dando três voltas de linha, com um movimento seguindo da direita para a esquerda.

Em seguida, empurre a agulha por meio da linha enrolada procurando puxá-la bem, para formar o pico. Depois, termine de casear a outra metade do palito. Finalizado o trabalho, destaque-o do papel e recorte o tecido embaixo dos palitos, do lado avesso da peça, procurando acompanhar os contornos do desenho do ponto de casear. Também é possível realizar esse bordado à máquina.

Como Riscar o Tecido

O primeiro passo para começar o seu bordado richelieu é transferir o desenhos para o tecido. Você tem a opção de comprar moldes que podem ser facilmente transferidos para o tecido com a ajuda de um ferro de passar. Entretanto, é possível fazer isso de outras formas.

A forma mais comum é utilizar uma caneta de tinta específica para o uso em tecido. Na verdade, existem dois tipos de caneta, uma que possui um tipo de tinta que é removida com água e a outra em que os traços desaparecem gradualmente ao longo do tempo. O segundo tipo de caneta é mais indicado para trabalhos que vão levar mais tempo. Dessa forma, quando for concluído, a tinta já terá desaparecido.

Dicas Para Alinhavar o Bordado Richelieu

Depois de riscar o tecido, é a hora de alinhavar para marcar os pontos onde iremos trabalhar sobre eles mais tarde. Coloque o tecido em um bastidor, tomando o cuidado para que ele fique bem reto, mas sem esticar demais, e faça esses pontos sem puxar demais e sem franzir o tecido.

É importante criar “cordões” com a linha para unir as partes em que o tecido será cortado. Estes cordões devem estar presos ao tecido apenas nas duas extremidades. Dessa forma, o tecido do meio poderá ser cortado sem danificar este cordão, que é uma parte importante do bordado.

Quando todos os pontos estiverem no lugar, é hora de fazer os caseados por cima. Use a caneta para fazer um X em todas as partes que serão cortadas. Este cuidado é importante para que você não se confunda e acabe cortando demais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bordados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Parabéns pela matéria do bordado richelieu,venho pedir para retirarem a postagem que tem o link da http://costuraqueborda.blogspot.com.br/2011/08/passo-passo-trilho-de-flores-em.html
    Porque essa postagem é minha e ela copiou e postou no blog dela como se fosse dela o trabalho ,alias são 2 postagnes minha lá no blog dela.Pediria a gentileza e compreenção.
    Desde já agradeço

    Rosemery Abrantes

    Rosemery Abrantes 5 de janeiro de 2013 3:05 Responder
    • Rose não estou conseguindo achar aqui em minha cidade o tecido Linho para bordar Richelieu, gostaria de uma sugestão. Sou casada com o Manoel Abrantes da cidade d Volta Redonda- RJ, mas moramos em Juiz de Fora MG, será que temos algum parentesco?… seria delicioso encontrar uma amante das artes manuais na familia. Beijos Patricia e Manoel Abrantes

      Patrícia Borges Abrantes 7 de outubro de 2014 0:45 Responder
  • Bom dia hoje fui no blog da Andréa hoje,como eu dei prazo para ela retirar a postagem se não eu iria denunciar ela ao blogspot.com,ela colocou meu nome na postagem com o meu link.
    Abraços

    Rosemery Abrantes

    Rosemery Abrantes 5 de janeiro de 2013 15:07 Responder
  • onde posso encontrar os riscos e desenhos para bordar o richelieu?

    DIVINA MARIA DE DEUS TELES 22 de dezembro de 2013 19:51 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *