Receitas Para Fazer Biscuit Luminoso

O biscuit é uma massa de modelar feita a base de amido de milho. Junto a esse precioso ingrediente, se juntam a cola branca para a produção de uma porcelana fria. Conservantes como vinagre, limão e vaselina também podem ser acrescentado a essa magnífica receita. Este material é muito usado na produção artesanal de vários acessórios. É um método simples de criar objetos usando uma massa que não precisa sem aquecida para adquirir um formato final. Aceitando tingimentos e pinturas, outras técnicas com o biscuit vem sendo realizadas e uma dela é o biscuit luminoso. Neste artigo, você vai aprender receitas para conseguir produzir mais esse novo processo!

Receitas Para Fazer Biscuit Luminoso

Receitas Para Fazer Biscuit Luminoso

O Biscuit Luminoso

Antes de aprender receitas diferentes para produzir esse novo método, primeiro é preciso saber do que ele se trata. O biscuit luminoso tem um efeito fosforescente. Ele brilha em ambientes de total escuridão ou com algum tipo de iluminação especial. A luz negra pode dar um efeito ainda mais incrível ao biscuit luminoso. Ele fica ótimo para festas e decorações mais diferentes.

O Biscuit Luminoso

O Biscuit Luminoso

Receitas

Para fazer a massa do biscuit luminosos, existem duas formas; Uma mais simples e a outra um pouco mais complexa. Lembrando que ao final do preparo, você poderá dar a cara que quiser ao biscuit. Afinal, ele é uma massa de modelar!

1. Forma Simples

Material Necessário

  • 1 xícara de chá de cola branca
  • 1 xícara  de chá de amido de milho
  • 1/4 de xícara de chá de água
  • 1 colher de sopa de vaselina líquida
  • 1 colher de sopa de ácido cítrico ( É importante ressaltar aqui que o ácido cítrico age como conservante para a massa de biscuit para que ela não possa embolorar depois)
  • 1 colher de sopa de estearina (A estearina deixa a massa mais maleável e muito fácil de se manusear)
  • 1 colher de sopa de de benzoato de sódio ( Este material é responsável pela secagem ainda mais rápida do biscuit)
  • 1 colher de sopa de creme para as mãos sem silicone e, de preferencia, não gorduroso (Isso será necessário para sovar a porcelana fria)
  • Tinta (óleo, de tecido ou corante alimentício se o seu objetivo for criar algo comestível) para tingir a massa já pronta. As tintas também ajudam no design na porcelana fria
  • 10 gramas de pigmento luminescente (Este irá servir para se colocar na massa de biscuit logo após ao sovar-la já pronta).

Modo De Fazer

Passo 1: E uma panela antiaderente, coloque os seguintes ingredientes: a cola branca, o ácido cítrico, a estearina, o amido de milho, o benzoato de sódio, a água e a vaselina líquida que servirá como conservante também.

Passo 2. Misture tudo na panela e depois de uma mistura bem homogênea  leve ao fogo até que a mistura solte do fundo da panela.

Passo 3: Despeje toda a mistura já preparada em cima de uma superfície lisa. Nesta hora, é importante sovar bem a massa com o creme não gorduroso a fim de que a massa de biscuit não grude.

Passo 4: Quando a massa de biscuit já estiver fria, ponha o pigmento luminescente aos poucos, sempre lembrando de sovar bem.

Passo 5: Guarda a massa em um saco plástico. Se quiser conserva-la por muito mais tempo, o ideal será coloca-la na geladeira.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fXU6IXNLKkY[/youtube]

2. Uma Outra Forma De Fazer…

O material necessário para realizar o procedimento de produção da massa é o mesmo do anterior e apenas o modo de preparo pode se modificar um pouco e ficar mais detalhado. Isso vai ajudar a garantir que a massa de biscuit fique ainda mais resistente.

Modo De Fazer

Passo 1: Coloque água em uma panela também não aderente. Antes de fazer uma mistura de todos os ingredientes essenciais, opte por dissolver o ácido cítrico primeiro na água.

Passo 2: Agora sim! Misture os outros materiais como o amido, cola branca, benzoato de sódio, estearina e vaselina. Ao final da mistura, a sua massa terá que ficar parecida com uma espécie de marshmallow, de forma que ela fique bastante cremosa.

Passo 3: Um outro passo novo é levar a massa cremosa ao micrrondas por no máximo 3 minutos. A cada minuto que a massa ficar lá dentro, retire e mexa um pouco. Depois de 2 minutos, a massa estará pronta. Por isso, deixe apenas mais 30 segundos no forno para que a massa não fique seca demais.

Passo 4: Não deixe que ela seque totalmente e deixe sempre um fundo de cola branca no fundo da tigela para que isso não ocorra. Acrescente o creme não gorduroso e misture bem a massa.

Passo 5: Despeje a massa na pedra da pia e comece a sova-la até que ela fique bem homogênea. Ela terá que estar bem firme e sem grudar.

Passo 6: Abra a massa e coloque o ingrediente especial: o pigmento luminescente. É isso que vai dar o efeito iluminado à sua massa de biscuit, fazendo-a brilhar no escuro. Vá misturando com cuidado até que a massa fique lisa e fácil de manusear para a modelagem.

Passo 7: Agora é só deixar a imaginação fluir para criar objetos decorativos super interessantes. Você pode criar mobiles, abajures e outros !

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=YzFHwsBmdhU[/youtube]

Dicas De Modelagem e Tingimento

  1. A tinta de tecido é a mais indicada para pintar o seu biscuit, já que ela não é tóxica e fácil de se trabalhar. Ela também é encontrada em diversos locais sendo muito barata.
  2. A massa de biscuit também pode ser modelada sem a utilização de corantes, usando apenas a massa natural ou com apenas um branqueador de massa. Depois que a massa estiver seca, você poderá pinta-la depois com tinta látex, acrílica e também tinta a óleo.
  3. A secagem da massa pode gerar uma certa perda dela por causa da evaporação da água. Por isso, para que ela seque bem, escolha um lugar arejado. A peça chega a encolher cerca de 30% em suas dimensões.
  4. Se o eu objeto tiver colagens, opte sempre pela cola branca a fim e colar braços e perna de algum boneco. Você também pode usar palitos de dentes que fiquem bem escondido entre a massa. Esses palitos vão servir para fazer a fixagem dos membros se a sua peça for um boneco, por exemplo.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Biscuit

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Oi, gostaria de saber se posso misturar o po luminescente em massa comprada pronta. Da o mesmo resultado?

    Marcela 6 de Março de 2013 12:25 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *