Porcelana Fria

A porcelana fria é popularmente conhecida como massa de biscuit. Trata-se da técnica e artesanato que confecciona inúmeros elementos para decoração a partir da modelagem e da pintura da mistura que leva amido de milho, cola, vinagre e vaselina. A massa não vai ao fogo e seca rapidamente, sendo muito fácil de fazer e possibilitando a criação de um número infinito de peças e objetos de decoração.

Nesse artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre a técnica da porcelana fria, sua origem, a receita da massa de forma simplificada e ainda vamos oferecer algumas ideias acerca das muitas utilidades da massa de biscuit.

Origem da Porcelana Fria ou Biscuit

Biscuit é uma palavra de origem francesa que quer dizer porcelana branca, assim se deu o nome de biscuit para a massa de porcelana fria. Ela era utilizada em vários países simultaneamente, assim sua origem primária não é bem definida. Contudo, na Itália era produzida uma massa muito semelhante chamada de “pasta di sale” que utilizava farinha, água e sal, e eram utilizados para fazer pequenas réplicas de elementos do dia a dia para enfeitar a mesa italiana. Nos Estados Unidos uma massa semelhante era utilizada para fazer os tradicionais bonecos “salt dough”.

Os trabalhos com essas massas eram muito bonitos, porém duravam pouco, e a partir dão foram se experimentando novas misturas a essa massa, até chegarmos à massa ideal. A cola deu a durabilidade e, então, as peças passaram a receber pintura e acabamento final. As peças recebem o nome de porcelana fria porque sua aparência é semelhante ao da porcelana, contudo ela não vai no forno para secar, portanto, porcelana fria.

Receita da Massa de Porcelana Fria

Com o passar do tempo foram sendo testados novos ingredientes para obter resultados mais apurados, e assim hoje existem mais de uma receita de massa de porcelana fria. Essa que passamos a descrever é uma das receitas mais utilizadas pelos artesãos.

Ingredientes: 02 xícaras de chá de cola branca, 02 xícaras de chá de amido de milho, 02 colheres de sopa de vaselina líquida, 01 colher de sopa de caldo de limão ou de vinagre e 01 colher de sopa de creme hidratante sem silicone ou creme para porcelana fria.

O preparo da massa é muito simples, basta colocar todos os ingredientes em um recipiente de metal e misturar bem até que forme um creme homogêneo.

Dicas para o Uso da Massa

Essa massa é muito boa de trabalhar pela sua consistência, podendo inclusive ser estimulada a participação das crianças, para desenvolver suas habilidades potenciais e sua criatividade. A massa pode ser usada para fazer pequenos elementos e objetos de decoração, que depois devem receber uma pintura adequada. Pode ser guardada envolta em filme plástico na geladeira por até 45 dias.

Confira, a seguir, algumas peças que poderá fazer utilizando a massa:

Cestinha de Porcelana Fria

Imagem

Material:

  • Copo para ser usado como molde
  • Corante na cor desejada
  • Massa de porcelana fria

Prepare a massa seguindo a receita padrão que passamos anteriormente. Aplique corante na cor desejada, amasse bem para que o tom fique homogêneo. Abra um pedaço da massa para fazer o fundo da sua cesta. Use a parte de baixo do copo como molde e corte-a, formando um círculo.

Enrole o restante da massa, formando um cordão um pouco mais grosso do que um espaguete. Dobre o cordão ao meio e torça-o, fazendo com que fique bastante parecido com uma corda.

Posicione o círculo que fez no início sob o copo e, então, comece a enrolar o cordão em volta dele, pressionando levemente para fixar, mas sem amassar. Ao chegar na altura desejada, retire o copo e faça as alças da cestinha. Então é só esperar secar e utilizar para decorar, fazer lembrancinhas, presentear alguém e o que desejar.

Caracol de Porcelana Fria

Imagem

Material:

  • Massa de porcelana fria
  • Corantes nas cores desejadas (uma para o corpo e outra para o caracol)
  • Canetinha preta ou miçanga para fazer os olhos do caracol
  • 2 alfinetes para fazer as anteninhas

Divida a massa em duas partes e tinja nas cores que escolheu. Pegue a parte que será usada para o caracol e enrole-a deixando uma ponta mais fina e outra mais grossa. O tamanho deve ser o suficiente para formar o caracol. Comece a enrolar pela parte mais fina, pois é ela que irá ficar no centro.

Com o caracol pronto, é hora de fazer o corpo. Abra a massa que foi tingida na outra cor formando uma minhoca em um tamanho que fiquei proporcional em relação ao caracol e fixe as duas peças. Faça os olhos utilizando a canetinha ou as miçangas. Pegue um pedaço bem pequeno de massa e cubra a cabeça dos alfinetes, para deixar as anteninhas mais bonita. Espete na cabeça do seu caracol e deixe secar.

Bolo de Aniversário de Porcelana Fria

Imagem

Material:

  • Massa de biscuit dividida em 4 cores diferentes (sugerimos rosa, amarelo, vermelho e branco)
  • Espátula em miniatura para fazer o corte

Abra a massa na cor amarela, formando 3 discos. Então faça o mesmo com a cor rosa, porém formando apenas 2 discos, no mesmo tamanho dos amarelos. Monte o bolo, intercalando os discos das duas cores.

Abra a massa branca, de modo que fique bem fina e em um tamanho maior do que o bolo que foi previamente montado. Utilize a espátula para fazer recortes, simulando uma cobertura de chantilly escorrendo. Coloque sobre o bolo e utilize a massa na cor vermelha para fazer pequenas cerejas que serão colocadas sobre a cobertura. Se desejar, poderá utilizar a espátula para cortar uma fatia do bolo e deixar a peça ainda mais realista.

Solte a Sua Imaginação

As peças que ensinamos podem ser usadas como lembrancinhas de aniversário, batizado, casamento ou o que você desejar. Solte a sua imaginação e desenvolva as suas próprias peças. Além de ser um passatempo delicioso, trabalhar com porcelana fria pode ser uma ótima fonte para ganhar um dinheiro extra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Biscuit

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de saber ,se posso fazer vaso para uso interno de planta seca ,e qual a medida de produtos neste caso .obrigado

    jose antonio 22 de agosto de 2012 4:29 Responder
  • PORCELANA FRIA QUE XICARA LINDA EU QUERO APRENDER LINNNNDO

    NomeANA CRISTINA 25 de Fevereiro de 2013 3:32 Responder
  • obrigado pelos dados mas tenho que fazer um comentario: biscuit nao quere dizer porcelana fria.- quere dizer duas vezes cozinhada/o (bis é duas ou dois; cuit é cozido).- tambem o origen da palabra biscoito é o mesmo (duas vezes cozido ou seja, sem umedade) por isso é que os biscoitos sao secos e o pao tem massa mole adentro con umedade. o origen dos biscuits foi pelos navegantes, para levar nos barcos para maior duracao.- cumprimentos.

    guilherme 15 de setembro de 2014 2:00 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *