Porcelana Fria

A porcelana Fria ou a massa de biscuit como é popularmente conhecida a técnica e artesanato que confecciona inúmeros elementos para decoração a partir da modelagem e da pintura da mistura que leva amido de milho, cola, vinagre e vaselina.

A massa não vai ao fogo e seca rapidamente, sendo muito fácil de fazer e possibilitando a criação de um número infinito de peças e objetos de decoração.

Porcelana Fria

Nesse artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre a técnica da porcelana fria, sua origem, a receita da massa de forma simplificada e ainda vamos oferecer algumas idéias acerca das muitas utilidades da massa de biscuit.

Origem da Porcelana Fria ou Biscuit

Biscuit é uma palavra de origem francesa que quer dizer porcelana branca, assim se deu o nome de biscuit a massa de porcelana fria. A porcelana fria era utilizada em vários países simultaneamente, assim sua origem primária não é bem definida, contudo na Itália era produzida uma massa muito semelhante chamada de “pasta di sale” que utilizava farinha, água e sal, e eram utilizados para fazer pequenas réplicas de elementos do dia a dia para enfeitar a mesa italiana. Nos Estados Unidos uma massa semelhante era utilizada para fazer os tradicionais bonecos “salt dough”.

Historia

Os trabalhos com essas massas eram muito bonitos, porém duravam pouco, e a partir dão foram se experimentando novas misturas a essa massa, até chegarmos à massa ideal.

A cola deu a durabilidade e então as peças passaram a receber pintura e acabamento final. As peças recebem o nome de porcelana fria porque sua aparência é semelhante ao da porcelana, contudo ela não vai no forno para secar, portanto, porcelana fria.

Receita da Massa de Porcelana Fria

Com o passar do tempo foram sendo testados novos ingredientes para obter resultados mais apurados, e assim hoje existem mais de uma receita de massa de porcelana fria. Essa que passamos a descrever é uma das receitas mais utilizadas pelos artesãos.

Ingredientes: 02 xícaras de chá de cola branca, 02 xícaras de chá de amido de milho – maisena, 02 colheres de sopa de vaselina líquida, 01 colher de sopa de caldo de limão ou de vinagre e 01 colher de sopa de creme hidratante sem silicone ou creme para porcelana fria.

A Massa

O preparo da massa é muito simples, basta colocar todos os ingredientes em um recipiente de metal e misturar bem até que forme um creme homogêneo.

Dicas para o Uso da Massa

Essa massa é muito boa de trabalhar pela sua consistência, podendo inclusive ser estimulada a participação das crianças, para desenvolver suas habilidades potenciais e sua criatividade.

A massa pode ser usada para fazer pequenos elementos e objetos de decoração, que depois devem receber uma pintura adequada. A massa pode ser guardada envolta em insulfilme plástico na geladeira por até 45 dias.

A porcelana fria ou a massa de biscuit e fácil de fazer e também é fácil de modelar, e você pode transformar em uma fonte de renda extra.

3 comentários

  1. gostaria de saber ,se posso fazer vaso para uso interno de planta seca ,e qual a medida de produtos neste caso .obrigado

  2. PORCELANA FRIA QUE XICARA LINDA EU QUERO APRENDER LINNNNDO

  3. obrigado pelos dados mas tenho que fazer um comentario: biscuit nao quere dizer porcelana fria.- quere dizer duas vezes cozinhada/o (bis é duas ou dois; cuit é cozido).- tambem o origen da palabra biscoito é o mesmo (duas vezes cozido ou seja, sem umedade) por isso é que os biscoitos sao secos e o pao tem massa mole adentro con umedade. o origen dos biscuits foi pelos navegantes, para levar nos barcos para maior duracao.- cumprimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>