Usando Miçangas: Como Fabricar um Maxi Colar

Ah, a moda dos maxi colares… Agora eles estão em todas as vitrines e passarelas e olha que essa tendência já surgiu a bastante tempo. O estilo maxi da coisa se tornou tão agradável para as mulheres que eles estão sendo fabricados de diversas formas diferentes. Alguns são compridões, sem muitos detalhes, outros se parecem com golas que complementam a roupa. Alguns ainda, são tão luxuosos que conseguem chamar a atenção em qualquer momento do dia. Mas, para que gastar com um maxi colar se você mesma pode fabricar o seu dentro de casa? Neste artigo, você vai aprender como fazer um maxi colar usando miçangas.

Maxi Colar de Miçangas

Maxi Colar de Miçangas

Um Trabalho Bem Fácil

Existem modelos de colares que basta apenas um olhar para acharmos que eles foram fabricados com todo o esforço do mundo. Na verdade, quando se utiliza miçangas, não importa a forma de como o seu trabalho é executado: tudo é bastante facilitado. Basta escolher um modelo, visualizar a disposição que as miçangas vão ficar no colar, as cores, o arranjo e tudo estará pronto em questões de minutos! Quer aprender a fazer o seu próprio maxi colar sem medo? Confira as dicas e o passo a passo abaixo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=o7CLlgCaAWA[/youtube]

Passo a Passo

Para começar a fazer o seu maxi colar de miçangas, veja abaixo quais os materiais que você vai precisar. Não se preocupe que são todos muito práticos e baratos e podem ser encontrados em lojas de artesanato ou de costura. Confira:

1. Material Necessário

  • Miçangas médias e ovais de 6 ou 7 mm de preferência ( mas se deseja fazer um colar mais atrativo, use miçangas maiores!)
  • Cristais pequenos de 1 ou 2 mm
  • Cristais pequenos de 3 mm
  • Fio de nylon para colocar as miçangas
  • Tesoura
  • Corrente
  • Pinos de metal para encaixar miçangas
  • Miçangas extras médias para adaptar à corrente
  • Fecho para colares

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xPZsPGQBPlo[/youtube]

Vale lembrar que dependendo das miçangas escolhidas, o modelo do colar pode variar.

2. Como fazer?

  • Comece a separar as miçangas e os fios de nylon, organizando tudo em uma mesa ampla, sempre tomando cuidado para que nenhuma peça se perca. Nesta etapa, a organização é muito importante.
  • Agora, é hora ade fazer a primeira carreira do seu colar. Neste passo, você vai usar apenas quatro miçangas que serão presas entre si no meio do fio de nylon. Siga fazendo as carreiras sempre usando o número de miçangas indicado.
  • Ao continuar fazendo as carreiras e chegando bem no meio do colar, é natural que você perceba a mudança que o nylon faz para formar um V nesta mesma parte. Assim, vá fazendo as carreiras para cima do fio de nylon até que ele chegue ao comprimento desejado. Repare que após terminar as carreiras, você vai ver que o cordão ficou com um formato de “V”.
  • Nesta etapa, você irá iniciar a segunda carreira, finalizando bem a primeira. Para quem usou um fio de nylon muito longo, para começar a fazer este processo, passe as pontas do fio por dentro das miçangas, sempre voltando ao ponto para iniciar assim a segunda carreira.
  • Inicie a segunda carreira da mesma forma que a primeira, usando as quatro miçangas mescladas entre si. Use o mesmo processo para finalizar com o fio de nylon. Vale lembrar que se a linha acabar no meio do processo criativo do seu colar, não tem problema! Dê apenas um nózinho no fio, corte o excesso que restou e pegue uma nova linha.
  • Neste passo, você vai começar a incrementar o seu colar com as miçangas menores. É preciso prestar muita atenção nesta etapa! Neste novo início, utilize um novo fio de nylon. Encaixe o mesmo por dentro da primeira carreira e comece a usar as miçanguinhas.
  • Dentro da argola de miçangas formadas na primeira carreira, comece a fazer uma espécie de bordado com as contas menores. É preciso sempre pular uma argola da primeira ou da segunda carreira para fazer o trabalho de forma correta. Assim, vá personalizando o seu colar até o final, seguindo as regras descritas nesta etapa. A costura é sempre feita de forma alternada.
  • Mais uma vez, pegue uma segunda linha para realizar o mesmo procedimento na segunda carreira, fazendo o bordado com as miçangas menores. Para terminar o colar, separe o restante dos materiais.
  • Agora, adapte os pinos no final e no início do colar, entre a segunda e a primeira carreira. Depois, é só pendurar a correntinha para fechar o maxi colar no seu pescoço. Faça um acabamento bem bacana para finalizar a sua produção. No final de tudo, o maxi colar vai ficar uma beleza e todo trabalhado no luxo das suas próprias mãos!

Dicas para Usar

Um maxi colar não é para ser usado com qualquer peça de roupa, mas hoje em dia existem diversas opções para se utilizar a peça sem medo algum de ser feliz. Para usufruir do seu processo criativo, antes é preciso ficar ciente sobre algumas dicas de moda aqui deste artigo! Confira abaixo:

1. Maxi com ou sem Decote?

O maxi colar fica muito bem com blusas decotadas e especialmente com as não decotadas. Os decotes já chamam muita a atenção pro si só e por isso, a peça é mais indicada para um blusa mais comportada. Use decotes em canoa, “V” ou arredondados com a sua criação e saia na rua para arrasar!

Como Usar

Como Usar

2. Cores e Tons

A utilização do maxi colar depende muito da combinação de cores. Se a sua peça tiver cores neutras, use roupas mais coloridas, mas sem exagerar nas misturas. Procure sempre combinar os tons. Se o maxi colar for colorido demais ou nos tons prata e ouro, o mais indicado é usar blusas básicas para que o foco do seu look seja realmente o colar. Escola uma roupa que te favoreça e que foque muito mais nos acessórios.

3. O que Usar Além da Blusa

Blusa básica combina com tudo e por isso os melhores estilistas aconselham a trabalhar bastante o seu lado simples de ser. Evite exageros, use muito jeans e peças que combinem com qualquer joia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bijuterias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *