Bolsas em Macramê

Você pode fazer uma bolsa bem legal que tem a cara do verão, em macramê, que nada mais é uma técnica de trançado.

Com material simples e com um pouco de paciência você conseguirá fazer um trabalho bem legal. Veja a seguir, o que será necessário para fazer essa bolsa em macramê incrível!

Materiais Para Fazer Bolsa em Macramê

  • 1 par de alças;

  • entremeio de metal;

  • fita métrica, tesoura e agulha de tapeceiro;

  • cordão encerado – a sua cor preferida;

Observação: As carreiras para fazer a bolsa em macramê devem ser feitas na horizontal até chegar ao final. Para isso será necessário usar 42 fios e cada um de um metro e oitenta para cada um dos lados da bolsa.

Além disso, será necessário mais 4 fios, neste caso, cada um de 4 metros, eles serão usados dobrados e servirão para fazer a tira da bolas na parte lateral.

Vamos ao Passo a Passo:

1- Pegue a alça de madeira e na parte de baixo, apropriada para “colocar a bolsa”, comece a colocar os fios, uma de cada vez, começando de cima para baixo. Passe a linha dobrada por dentro uma parte da outra, de forma que o fio fique preso sem dar nenhum tipo de nó.

2- Repita essa colocação de fios em cada uma das alças. Sendo que cada uma delas deverá receber 42 fios. Ressaltando que cada um deles tem que media 1 metro e 80 de comprimento.

3- Depois de todos os 42 fios colocados é hora de fazer a primeira carreira, que de ponta a ponta deverá ser feita com nó duplo.

4- Terminada a primeira carreira é hora de trabalhar a segunda e para isso você deverá fazer: deixe os primeiros dois fios de lado e faça novamente os nós duplos nos demais. Sendo que os dois fios do primeiro nó deverão ser usados com aquele do segundo. Vá fazendo esse intercâmbio até o final, até ter usado todos os fios.

5- Chegando na terceira carreira pegue de volta os dois fios descartados na segunda carreira e faça o mesmo processo partindo deles.

6- Chegamos na quarta carreira é como fazer a segunda, deixe os dois primeiros fios de lado e vá trabalhando, intercalando, os demais.

7- Quando chegar na quinta, repita o mesmo ponto da quarta carreira com uma única diferença, faça o ponto duas vezes.

8- As carreiras de número 6, 7 e 8, isto é, as três seguintes da anterior, devem ser feitas intercaladas, porém, com dois nós que devem ser duplos cada um deles.

9- Agora chegou a hora de fazer o ponto chamado festonê, estamos na carreira de número 10. Você deverá pegar os nós duplos, os três primeiros e dividi-los ao meio. O primeiro fio do meio será aquele que é o ponto de partida para fazer a nova carreira.

10- Faça um nó depois do outro que é característico desse novo ponto.

11- Em seguida, do lado que está trabalhando faça mais 5 nós, até que o trabalho fique completo.

12- Passe para o outro lado, lembra que você dividiu os nós ao meio. Faça uma trança no outro lado, sempre pegando o “fio guia” que é o central e o puxando para direita. Vá fazendo esse trabalho até que a carreira esteja pronta.

13- Chegou a hora de formar o desenho losango na sua bolsa em macramê, para isso, cruze os dois fios guia, que são os centrais. Faça um nó seguido do outro. Para encaixar o entremeio, use os fios centrais, que são 4, logo embaixo do primeiro triângulo que foi formado e depois é só encaixar todos os fios.

14- O processo deverá ser repetido até que o fim da carreira esteja pronto. Para terminar fechando o losango, pegue os fios guias e faça os dois nós, um seguido do outro.

15- Lembre-se que os fios guia são a sua referência para trabalhar o desenho. Já os outros ficam na parte debaixo e vão sendo feitas laçadas com eles.

16- Finalizando o losango, basta pegar os fios guias e cruzá-los mais uma vez, como foi feito lá no início. Atenção: usando o fio guia da esquerda que passa pelo fio guia da direita.

17- Desse ponto em diante é necessário fazer uma carreira com nós duplos um depois do outro, sendo que a altura que serve para se guiar é aquela do final do losango.

18- Na carreira seguinte, separe dois fios e com dois nós duplos vá intercalando aqueles seguintes.

Atenção: depois do losango se formaram três carreiras que estão intercaladas e dois pontos duplos seguidos cada uma delas.

19- Dessa carreira seguinte, conte 8 e faça todas elas utilizando o nó duplo. Entre cada uma das carreiras deixe meio centímetro de altura com aquela que a precedeu e com a próxima.

20- Usando exatamente a técnica com a distância dita anteriormente, a sua bolsa em macramê vai ficar com pequenas flores formadas no trançado.

21- Chegando a hora de fazer o acabamento, será necessário pegar os fios de 50 centímetros e colocá-los na carreira no sentido horizontal. Faça o ponto com os nós um depois do outro sobre essa linha apenas colocada.

22- Faça isso até terminar a carreira para que ela fique firme na última carreira que vinha sendo trabalhada.

23- Com a tesoura corte as sobras do comprimento dos fios, deixando do mesmo tamanho. O ideal é deixar 3 centímetros mais ou menos para fazer o acabamento. Eles serão colocados para dentro para terminar a bolsa.

24- Já a tira lateral deverá ser feita com 60 centímetros de cordão dobrado para que ele sirva de guia. Coloque os 4 fios para fazer a laçada. Use o nó duplo como ponto para fazer as tiras da bolsa. A primeira carreira deve ser feita de modo que fique bem próxima ao que chamamos de fio guia. Já na segunda carreira, faça com pontos do meio, quadro deles e deixe meio centímetro de distância do anterior na altura. Vá fazendo as carreiras até chegar no final.

Depois é só fazer o acabamento, que vale ressaltar deve ser feito na parte interna. Se preferir, você também pode criar uma forro destacável e inserir dentro dela.

Confira vídeos para tirar dúvidas: youtube.com/macrameyartesanias

As bolsas em macramê são peças lindas e não são muito difíceis de fazer em casa. No verão, essas bolsas são super recomendadas para à praia, ou sair de noite no litoral, combinando a bolsa com um cinto ou um chinelo com aplicações também em macramê. Para fazer uma bolsa você vai precisar comprar os fios e alças, as alças de madeira ficam mais bonitas nesse tipo de trabalho.

Você fazer com o ponto que preferir e achar mais bonito, pode ser o nó duplo, o festonê a pipoca e o ponto chato. O ponto chato é o mais utilizado, pois deixa a bolsa mais fechadinha.

Se você não sabe fazer esse artesanato, não é difícil aprender, o fio e as alças para fazer a bolsa são facilmente encontrados em qualquer armarinho com fios para crochê. O tamanho da bolsa depende da sua preferência e para qual fim você irá usar a peça.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Macramê

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *