Como Fazer Maxicolar de Miçangas e Cristais

A moda é algo presente em todos os momentos da nossa vida, mas engana-se quem pensa que a moda é apenas a roupa. Muito mais do que uma roupa, um acessório consegue mudar toda a informação passada por uma roupa, se tornando essencial nas produções.

Acessório de Moda

Os acessórios de moda surgiram como o intuito de agregar valor a uma produção de moda. Brincos, pulseiras, tiaras, correntinhas e colares trazem beleza e informação de moda à produção.

Maxicolar

Maxicolar

A forma de usar os acessórios varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas gostam de usar acessórios pequenos. Outras pessoas preferem que os acessórios sejam bem combinados (brinco grande, colar pequeno). Por outro lado, há aquelas pessoas que gostem de exagerar nos acessórios e que usem maxicolares e maxibrincos.

A Moda do Maxicolar

Não se sabe ao certo desde que momento começou a moda do maxicolar, mas na antiga Roma já podíamos ver grandes colares no pescoço das princesas e imperatrizes. Àquela época, os homens faziam questão de dar para suas mulheres e filhas joias grandes. Quando maior, melhor, pois quanto maior fosse a joia, maior a quantidade de ouro ali existente e maior a riqueza da família.

Por muito tempo foi sustentado na moda a ideia de que acessórios eram para ser pequenos, apenas um detalhe, porque se fossem grande iriam tirar a atenção da roupa em si. Correntes com pingentes, brincos de pedrinhas e de pérolas, anéis simples, tudo isso fez muito sucesso a partir dessa ideia. E a moda de acessórios pequenos durou por um bom tempo, mas não para sempre.

Como dizia nossa eterna e querida Chanel “a moda passa, o estilo permanece”. O moda dos maxicolares voltou e logo após que essa moda passou cada pessoa permaneceu usando o seu estilo. Hoje em dia é muito comum você ver mulheres com seus maxicolares e o mais legal de tudo isso é que nunca você vai encontrar um maxicolar igual ao outro.

Do it Yourself

Um fato que vem contribuindo e muito para essa diferenciação de itens é a customização e a tendência do “do it yourself” (faça você mesmo). A customização (o ato de você pegar algo e transformar em algo diferente) ganhou jovens e hipsters. É uma forma de você ter algo só seu e de uma forma que nunca vai ser copiado. E vale tudo na hora de customizar: cortar, pintar, colar, costurar, o intuito é mudar o objeto inicial.

O “do it yourself” é uma tendência que já existe há tempos mas pegou mais fama agora no verão de 2013. A tendência pede que a pessoa faça o que ela consome. Uma estampa, uma blusa, um short, um brinco, uma pulseira, até mesmo um colar.

Se os fabricantes de joias e bijuterias são pessoas normais como nós, por que nós mesmos não podemos confeccionar nossos próprios acessórios? Vamos aprender como fazer nosso próprio maxicolar.

Maxicolar de Miçangas: Como Fazer

Como provavelmente esse é o primeiro maxicolar que muita gente vai fazer, vamos trabalhar com uma base para o maxicolar. Sugiro que essa base seja de laminado sintético (mais conhecido como couro sintético). O laminado sintético tem uma aparência similar a do couro, mas pode ser encontrada em espessuras finas, o que facilita o nosso trabalho.

Se você quiser pode deixar o laminado “nu e cru” no verso (na parte que vai ficar colada ao corpo), mas o ideal é que você forre o maxicolar. Esse forro pode ser de tecido. Um tecido que nós sugerimos é o tricoline. Ele não é muito caro e é confortável no toque da pele, não irritando o nosso colo. Recomendamos também o uso de um termocolante para facilitar na hora de “bordar” as miçangas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xPZsPGQBPlo[/youtube]

Para enfeitar o maxicolar, adquira contas e miçangas das mais variadas. Você pode escolher por formato, cor, tamanho. Em lojas que vendem artefatos para confeccionar joias e bijuterias você encontra esses itens na maior diversidade. Nessas lojas você também encontra corrente e o fecho para o colar.

Lista de Material

  • Laminado sintético (couro sintético)
  • Perlon termocolante
  • Tricoline (ou algum outro tecido)
  • Agulha
  • Linha nylon
  • Miçangas, contas, cristais, etc.

Passo a Passo

O primeiro passo é colocar o termocolante no couro sintético. O lado mais brilhoso do termocolante deve ficar com o forro do couro. Passe o ferro no lado do termocolante (lembre-se de limpar o ferro depois). Caso não for colocar o termocolante, começar pelo passo seguinte.

Bonitos e Elegantes

Bonitos e Elegantes

Desenhe no forro o desenho que você vai querer. Se possível, já faça um encaixe com as contas que você vai querer usar e vá riscando com a ajuda de uma lapiseira ou de uma caneta ou então faça furinhos onde a conta será costurada. Depois de montado o quebra-cabeça pelo avesso, bata uma foto em um celular ou em uma câmera digital para que você possa seguir o desenho original.

Sugestão de Desenhos

Você pode fazer flores no desenho do maxicolar. Um cristal para o miolo da flor e miçangas fazendo o contorno das pétalas. Outra sugestão para as pétalas são spikes e tachinhas. Aí vai da sua criatividade.

Caso você não queira fazer desenhos no seu maxicolar, pode fazer um mosaico aleatório com peças que imitam cristal, ou montar formas geométricas com eles.

Agora você vai costurar as miçangas e os cristais no couro com a ajuda de uma agulha e de linha nylon (para não aparecer do lado de fora). Caso você não queira usar linha e agulha, pode colar com cola maluca ou cola de sapateiro (essa com muito cuidado para não manchar o couro e as pedras). No caso de miçangas é obrigatório usar agulha.

Depois de finalizado a costura ou a colagem, você deve terminar de forrar o colar com um tecido. Cole o tecido no maxicolar e recorte de acordo com o formato desejado.

Monte o fecho na correntinha e perfure no couro onde a corrente vai passar. Depois de colocar a corrente na base do maxicolar, está pronto.

Agora é só sair por aí com o seu maxicolar, feito por você mesma. É tendência no estilo do colar e na hora de fazer. A vantagem de você mesma fazer o seu maxicolar é que não há erro na hora do estilo, e com o seu estilo você vai arrasar por aí.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bijuterias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de solicitar de vcs se tem curso com gráfico de colares de bijus com técnica de entrelaçamento,(efeitos com flores trabalhadas, orquídeas,etc, pois sou artesã em bordados a mao e bijuterias.
    Já procurei essas revistas aqui onde resido e não as encontrei.
    Desde já agradeço antecipadamente e a disposição de vcs se querem algo de mim, estejam as ordens.
    Disponho de uma revista onde tem um gráfico e foto de N.Sra Aparecida p/ser bordada em ponto cruz.
    Um abraco,

    Madalena/Cuiabá/MT

    Maria Madalena G.Coelho 18 de setembro de 2013 19:22 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *